
Com este post vais conhecer algumas dicas caseiras para acabar com os piolhos. Só de pensar neles dá-nos comichão na cabeça e se pensamos nos venenos e na despesa em remédios que este assunto gera...ainda mais comichão nos dá.
- Faz uma mistura de metade de água e metade de vinagre e borrifa por todo o cabelo. Cobre com uma touca e deixa agir por 30 minutos. Lava o cabelo normalmente. A acidez do vinagre ajuda a matar lêndeas e piolhos.
- Compra um pente fino e passa uma linha entre os dentes, de um lado ao outro, como se fosse um ziguezague. Lava o cabelo, deixa um pouco do condicionador para deslizar o pente mais facilmente. As lêndeas grudam no fio de linha. Faz esse procedimento por alguns dias seguidos. Reserva esse pente especificamente para fazer isso.
- Mistura condicionador com um punhado de sal grosso, deixa agir por cerca de 15 minutos, depois passa o pente fino. Por fim, lava bem o cabelo.
- Depois de todas as lavagens é imprescindível secar bem os cabelos. Este é um truque tiro e queda que impede a reinfestação, porque as lêndeas não gostam de calor nem de cabelos secos (preferem a humidade), elas esturricam com o calor do secador. A temperatura do secador deve estar como se fosse fazer uma escova, ou seja, bem quente.
- Lava lençóis e toalhas com água quente. Pode-se ferver a roupa de cama e de banho ou colocar para lavar no ciclo quente da máquina de lavar.
- Passa a roupa de cama com ferro bem quente para matar eventuais lêndeas, mesmo que não faças a lavagem delas diariamente. Quando for passar a fronha, faz junto com o travesseiro. Uma outra alternativa é colocá-los na máquina de secar roupa.
- Coloca três a quatro gotas de óleo de tea tree no frasco do champô de uso normal da família. Ajuda a prevenir uma possível reinfestação.
- Tem o cuidado de prender o cabelo ou colocar acessórios que isolem o contato com outras pessoas, como bonés por exemplo.
- Passa o pente fino diariamente pelos cabelos (de preferência os de metal) enquanto durar a infestação e depois tenta ainda retirar as possíveis lêndeas e piolhos mais escondidos e resistentes.
- Combinação de eucalipto e limão. Para isso, pega umas quantas folhas de eucalipto e ferve-as por uns 15 minutos em um litro de água e no final, adiciona sumo de limão. Coloca-o depois no cabelo e deixa atuar por meia hora. Lava o cabelo normalmente.
Atenção: Nunca experimentei nenhuma destas receitas, mas parece-me que a maioria das dicas funciona muito bem pelos comentários que vejo, e claro, acaba por ser menos agressivo e mais usável para todos os dias.
Sem comentários:
Enviar um comentário